Seminário

26 Março 2017

No dia 1 de Abril, pelas 16 horas, na Galeria Zaratan – Arte Contemporâena, decorrerá a quinta sessão do Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político, que será dedicada ao tema “Cidade e multidão”. Esta sessão contará com a presença de Marcos Farrajota, José Smith Vargas e será moderada por António Baião.

O Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político, através de obras de banda desenhada de autores portugueses (preferencialmente) e estrangeiros, procura debater temas e conceitos relevantes de um ponto de vista social e político. Estabelecendo um diálogo entre académicos, artistas, fãs de banda desenhada e público em geral, as sessões tocarão em assuntos como Corpo, Género, Cibernética e Transhumanismo, Cidade e Multidão, Utopia e Distopia, Totalitarismo.

Entende-se que a banda desenhada tem sido um meio privilegiado para a abordagem destes temas, muitas vezes de um modo vanguardista, experimentalista e independente, jogando com as potencialidades e limitações do próprio meio.

Com este Seminário, que junta unidades de investigação da FCSH/UNL, UAc e FLUL, pretende-se valorizar a banda desenhada enquanto matéria susceptível de reflexão académica.

Cartaz