Notícias

Seminário

26 Março 2017

No dia 1 de Abril, pelas 16 horas, na Galeria Zaratan – Arte Contemporâena, decorrerá a quinta sessão do Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político, que será dedicada ao tema “Cidade e multidão”. Esta sessão contará com a presença de Marcos Farrajota, José Smith Vargas e será moderada por António Baião.

O Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político, através de obras de banda desenhada de autores portugueses (preferencialmente) e estrangeiros, procura debater temas e conceitos relevantes de um ponto de vista social e político. Estabelecendo um diálogo entre académicos, artistas, fãs de banda desenhada e público em geral, as sessões t(...)

Exposição

13 Fevereiro 2017

Entre 22 de Fevereiro e 31 de Maio, a Biblioteca Nacional de Portugal assinalará os 50 anos decorridos sobre a publicação do número 1 do & etc. Este periódico, quer na sua forma primitiva (1967-1971) como suplemento literário do Jornal do Fundão, quer já autónomo (1973-1974), como magazine cultural, marcou uma época histórica que acompanha a resistência ao salazarismo e, depois, o fim do marcelismo.

As suas caraterísticas contraculturais e libertárias ficaram a dever-se a um vasto conjunto de escritores e ilustradores, de que Vitor Silva Tavares sempre se fez rodear, numa deliberada proposta límpida e moderna, posteriormente enformadora do que veio a ser a editor(...)

Congresso

5 Outubro 2016

Entre 22 e 25 de Maio de 2017, terá lugar o Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial, que decorrerá na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

O presente Congresso, aberto à realidade dos diversos Impérios Coloniais contemporâneos, sem excluir a possibilidade de outras abordagens, visa sobretudo:

– Debate teórico sobre o conceito de Imprensa Periódica Colonial, designadamente no que respeita os seus elementos estruturantes e diferenciadores; – O papel da impren(...)

Publicação

16 Setembro 2016

Portugal Regenerado em 1820, de Manuel Borges Carneiro, publicado em duas edições logo em 1820 e em terceira edição, no Brasil, em 1821, é uma das obras mais importantes da literatura política portuguesa, além de assinalar os momentos marcantes da primeira revolução liberal e do início do constitucionalismo.

A nova edição, apresentada e anotada por Zília Osório de Castro, especialista sobre a época e coordenadora do Dicionário do Vintismo e do primeiro Cartismo, elaborado no âmbito do SLHI, integra ainda as Parábolas acrescentadas ao Portugal regenerado.

Brevemente disponível.

Capa

(...)

Seminário

13 Fevereiro 2017

No dia 15 de Fevereiro, pelas 15 horas, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, decorrerá a quarta sessão do Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político, que será dedicada à relação entre política e desencanto. Esta sessão contará com a presença de Pedro Moura, Tiago Baptista e Marco Mendes.

O Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político, através de obras de banda desenhada de autores portugueses (preferencialmente) e estrangeiros, procura debater temas e conceitos relevantes de um ponto de vista social e político. Estabelecendo um diálogo entre académicos, artistas, fãs de banda desenhada e público em geral, as sessões tocar(...)