Notícias

Brevemente

6 Junho 2017

No próximo mês de Setembro, os sites das revistas A Sementeira (1908-1913 & 1916-1919), Germinal (1916-1917), Suplemento Literário e Ilustrado de A Batalha (1923-1927) e Renovação (1925-1926) serão disponibilizados no portal do projecto Revistas de Ideias e Cultura. Esta edição electrónica proporcionará o acesso às colecções completas de cada uma das revistas, tal como a uma extensa colecção documental. A conjugação destas duas ferramentas permitirá ao utilizador compreender a rede conceptual que configura o pensamento anarquista do primeiro quartel do século XX.

Além destes quatro sítios, será também disponibilizado o website relativo ao Movimento Anarq(...)

SLHI

6 Junho 2017

A investigadora Joana Malta vai apresentar três comunicações em congressos de Humanidades Digitais:

“Mapping Concepts and Authors from 20th Century Portuguese Magazines of Ideas and Culture”, Digital Humanities 2017, Montreal, Canadá, 11 de Agosto; “Networks of Concepts and Authors from 20th Century Portuguese Magazines of Ideas and Culture”, 4th Historical Network Research Conference 2017, Turku, Finlândia, 17 a 20 de Outubro; “A Network Analysis of Quoted Authors and Conceptual Frameworks in the Magazine A Águia”, Genealogies of Knowledge I: Translating Political and Scientific Thought across Time and Space, Manchester, Inglaterra, 7 a 9 de(...)

Publicação

16 Setembro 2016

Portugal Regenerado em 1820, de Manuel Borges Carneiro, publicado em duas edições logo em 1820 e em terceira edição, no Brasil, em 1821, é uma das obras mais importantes da literatura política portuguesa, além de assinalar os momentos marcantes da primeira revolução liberal e do início do constitucionalismo.

A nova edição, apresentada e anotada por Zília Osório de Castro, especialista sobre a época e coordenadora do Dicionário do Vintismo e do primeiro Cartismo, elaborado no âmbito do SLHI, integra ainda as Parábolas acrescentadas ao Portugal regenerado.

Brevemente disponível.

Capa

(...)

Exposição

13 Fevereiro 2017

Entre 22 de Fevereiro e 31 de Maio, a Biblioteca Nacional de Portugal assinalará os 50 anos decorridos sobre a publicação do número 1 do & etc. Este periódico, quer na sua forma primitiva (1967-1971) como suplemento literário do Jornal do Fundão, quer já autónomo (1973-1974), como magazine cultural, marcou uma época histórica que acompanha a resistência ao salazarismo e, depois, o fim do marcelismo.

As suas caraterísticas contraculturais e libertárias ficaram a dever-se a um vasto conjunto de escritores e ilustradores, de que Vitor Silva Tavares sempre se fez rodear, numa deliberada proposta límpida e moderna, posteriormente enformadora do que veio a ser a editor(...)

Congresso

5 Outubro 2016

Entre 22 e 25 de Maio de 2017, terá lugar o Congresso Internacional Política e Cultura na Imprensa Periódica Colonial, que decorrerá na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

O presente Congresso, aberto à realidade dos diversos Impérios Coloniais contemporâneos, sem excluir a possibilidade de outras abordagens, visa sobretudo:

– Debate teórico sobre o conceito de Imprensa Periódica Colonial, designadamente no que respeita os seus elementos estruturantes e diferenciadores; – O papel da impren(...)