investigadores

Joana Lima

Investigadora

joanalima@fcsh.unl.pt

Doutorada em Museologia e Património e mestre em Museologia: Conteúdos Expositivos. Foi Técnica Superior de Arquivo no Centro de Documentação da Fundação Portuguesa das Comunicações e, a partir de 2010, participou como bolseira de investigação em diferentes projetos desenvolvidos na Universidade de Lisboa, na Universidade dos Açores e na Universidade do Porto. Começou, em 2012, como colaboradora no projeto “Seminário Livre de História das Ideias” (CHAM-FCSH), sendo actualmente bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia.

Tem como principais interesses de investigação: Patrimônio Cultural; Museologia; História das Coleções; Coleções científicas; Arquivos Pessoais e Humanidades digitais.

Percurso académico

2005 - Licenciada em Geologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
2006 - Pós-Graduada em Comunicação Cultural, pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
2008 - Mestre em Museologia e Conteúdos Expositivos, pelo ISCTE, com a dissertação "A Génese do Museu do Neo-Realismo: de 1969 a 2007".
2019 - Doutora em Museologia e Património pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Algumas publicações
A Génese do Museu do Neo-Realismo. Lisboa : Edições Colibri, 2017.
Importance of Kenneth Edward Caster (1908-1992) Personal Correspondence and Field Notebooks to the Brazilian Paleontological Heritage. GEOHERITAGE. , v.9, p.1 - 12, 2017.
Museologia e Paleontologia: diferentes abordagens na documentação da coleção do Museu Nacional. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 10, p. 1-19, 2018.