Investigadores

    Luís Manuel Crespo de Andrade

    Coordenador

    lca@fcsh.unl.pt

    Professor auxiliar do Departamento de Filosofia (FCSH-UNL), coordenador do Seminário Livre de História das Ideias e do Grupo de Investigação Pensamento Moderno e Contemporâneo do CHAM.

    A investigação de que é autor tem sido dirigida para o pensamento político, os imaginários utópicos, as representações da história, a cultura portuguesa contemporânea e a edição electrónica, domínios em que publicou diversos estudos.

    Director da Colecção de Revistas de Ideias e Cultura (www.ric.slhi.pt).

    Adelaide Vieira Machado

    Investigadora

    adelaidemachado@sapo.pt

    Investigadora integrada no CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, Universidade dos Açores. É doutorada em História e Teoria das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa.

    Publicou vários artigos e capítulos de livros sobre história contemporânea. Publicou um livro sobre a herança política europeia e a história das tentativas de união e equilíbrio para explicar os acontecimentos do Congresso de Viena (1815). Trabalha num projecto pós-doutoral em torno da ideia de democracia e de como a modernidade do conceito foi colocada a partir da produção dos movimentos intelectuais no final do século XIX e início do século XX. Recentemente impulsionou, com Sandra Ataíde Lobo e Cátia Miriam da Costa, o Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português.

    António Baião

    Investigador

    antoniosaraivabaiao@gmail.com

    Bolseiro de investigação e integrante da equipa do Seminário Livre de História das Ideias desde 2012. Tem desenvolvido trabalho de tratamento de analíticos de revistas anarquistas portuguesas (A Sementeira, Germinal, Renovação e Suplemento Literário e Ilustrado d'A Batalha).

    Os seus interesses de investigação relacionam-se com o cruzamento entre a história das ideias políticas, a cultura anarquista e o pensamento político contemporâneo.

    António Camões Gouveia

    Investigador

    acamoesgouveia@gmail.com

    Docente do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde tem leccionado matérias no âmbito da História de Portugal dos séculos XVI a XVIII.

    Investigador do Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

    Os seus interesses, investigações e publicações centram-se nas mentalidades, ideias e práticas sociais modernas, com contribuições de salientar para a história da nobreza, dos saberes, da vida religiosa e do quotidiano.

    Entre 1991 e 1997 colaborou com a Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses e de Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012 foi Director do Museu de Évora.

    Juntando estas duas dimensões, a universitária e a de programador cultural, é o mentor e Coordenador Executivo do Mestrado em Práticas Culturais para Municípios.

    António Paulo Simões Dias Oliveira

    Investigador

    aolivei@ualg.pt

    Professor Auxiliar do Departamento de Artes e Humanidades na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e docente do Curso de Património Cultural e dos Mestrados de História do Algarve e de História da Arte.

    Além do estudo do movimento krausiano em Portugal, que foi objecto das dissertações de mestrado e doutoramento, tem investigado o fenómeno do Integralismo Lusitano e temáticas ligadas à identidade, à arte e ao património.

    Joana Malta

    Investigadora

    joanavmalta@gmail.com

    Frequentou a licenciatura de matemática, embora não tenha terminado. Licenciada em Sociologia, foi mais tarde mestre em Prospecção e Análise de dados. Desde 2008 é Técnica Superior Especialista em Estatística no Instituto Nacional de Estatística, estando actualmente em licença sem vencimento. É actualmente investigadora do SLHI e doutoranda em História e Teoria das Ideias, estando a desenvolver a tese Da História Narrativa à História Digital: o caso d’A Águia.

    Tem como principais interesses de investigação as Humanidades Digitais, História Digital e as questões associadas ao tratamento quantitativo de dados qualitativos.

    José Cordeiro

    Investigador

    cordeiro.josemanuel@gmail.com

    Os âmbitos de estudo variaram entre a Filosofia da Educação, a Filosofia das Ciências e a História das Ideias Políticas dos séculos XVII a XIX. Na última década, tem dedicado a sua actividade académica e de investigação ao estudo do Integralismo Lusitano, no âmbito do Seminário Livre de História das Ideias.

    A par do trabalho de investigação, tem desempenhado actividades relacionadas com assuntos político-sociais, em diversas organizações de cariz nacional e internacional, nomeadamente na OIT, União Europeia, Confederação Europeia de Sindicatos, União Geral de Trabalhadores. Nas suas actividades de voluntariado, foi membro da Direcção da Cáritas Portuguesa e membro do Conselho Nacional Justiça e Paz. Desempenhou ainda as funções de Assessor do Secretário de Estado do Emprego do XIX e do XX Governos Constitucionais, para os assuntos laborais, nomeadamente com a OIT e a CPCS.

    Áreas de interesse: Filosofia Política, Filosofia das Ciências, Filosofia da Educação, História das Ideias Políticas, História das Ideias Científicas, História Cultural e Política, Revistas de Ideias e Cultura.

    Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

    Investigador

    lm.bernardo@fcsh.unl.pt

    Professor Auxiliar, com Agregação, de Nomeação Definitiva, do Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

    Após ter sido investigador e Subdirector do Centro de História da Cultura é, actualmente, investigador e Subdirector do CHAM, com o pelouro das edições.

    Desenvolve a sua investigação na linha de Pensamento Moderno e Contemporâneo sobre temas que cruzam a Filosofia da Cultura (incluindo a Filosofia da Educação e a Filosofia em Portugal) e a Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (na vertente da Hermenêutica).

    Maria João Cabrita

    Investigadora

    majcabrita@gmail.com

    Doutorada em História das Ideias Políticas, a sua investigação recente é dedicada à filosofia política contemporânea, à questão da redistribuição da riqueza e aos debates em torno das teorias da justiça. É investigadora do Grupo de Teoria Política do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e do Seminário Livre de História das Ideias.

    Áreas de interesse: Filosofia Política, História das Ideias Políticas, Filosofia e Cultura em Portugal e Filosofia Contemporânea.

    Miguel Santos Vieira

    Investigador

    miguel.vieira@fcsh.unl.pt

    Estudou Filosofia e História das Ideias na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo aí concluído a sua Licenciatura e Pós-Graduação. Foi Bolseiro de Doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian, no Reino Unido (2007-2010) tendo sido convidado para Assistente do Director de Investigação de Heythrop College da Universidade de Londres (2007-09) e Assistente Administrativo na Reitoria da Universidade de Londres-Senate House (2006-07). É autor de várias comunicações e seminários de Filosofia na Europa e nos Estados Unidos da América, tendo vários artigos publicados em revistas da especialidade. Foi Bolseiro de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em co-tutela com o Departamento de Filosofia de Heythrop College Universidade de Londres, onde é Visiting Research Scholar.

    Desenvolve um projecto de investigação sobre a Função dos Mitos Gregos e Pensamento Filosófico na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

    Pedro Filipe Adão

    Investigador

    filipeadao@gmail.com

    Tarefeiro de investigação desde 2015 na área das publicações periódicas de pensamento político.

    Os seus principais interesses de investigação são o pensamento anarquista e o pensamento político português do séc. XX.

    Pedro Lisboa

    Investigador

    plisboa@gmail.com

    Bolseiro de investigação, desde 2001, de projectos multidisciplinares em áreas de estudo tão variadas como as ciências da educação, a sociologia, a gestão da informação e a história. Integra a equipa do SLHI desde 2005, onde tem desenvolvido trabalho de recolha, tratamento e edição de dados para numerosas edições.

    Os seus principais interesses de investigação são a história do livro e da leitura, a história do jogo e dos jogos e a edição electrónica.

    Sandra Ataíde Lobo

    Investigadora

    sandra.lobo@fcsh.unl.pt

    Doutora em História e Teoria das Ideias, é especialista em História Intelectual e História Política e Cultural de Goa. Bolseira Pós-Doc FCT com o projecto “A Casa e o Mundo: a diáspora intelectual goesa”. Recentemente impulsionou, com Adelaide Vieira Machado e Cátia Miriam da Costa, o Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português. Membro desde 1994 do Seminário Livre de História das Ideias, tem participado nos seus projectos de investigação. Até 2005 desenvolveu actividade profissional na área de bibliotecas e arquivos.

    Áreas de investigação: História Intelectual e História Política e Cultural de Goa, imprensa goesa e portuguesa dos séculos XIX e XX.

    Zília Osório de Castro

    Investigadora

    zoc@fcsh.unl.pt

    Professora catedrática (jubilada) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

    Fundadora do Seminário Livre de História das Ideias.

    Autora de extensa obra sobre pensamento político dos séculos XVIII e XIX, nomeadamente sobre o vintismo e o primeiro constitucionalismo.

    A sua investigação tem-se dirigido igualmente para os estudos sobre as mulheres.

    Fundadora e directora da revista Faces de Eva.